top of page

Entenda como funciona o sistema fotovoltaico e economize energia

  • Foto do escritor: Solis
    Solis
  • 16 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de ago.


Com a crescente busca por sistemas de energia solar fotovoltaica, você provavelmente já se perguntou como ele funciona e o que é necessário para obter energia elétrica a partir do sol.

Pode parecer complexo, mas, na verdade a forma de captar a radiação solar é bem simples e o processo utiliza basicamente 5 peças: módulos fotovoltaicos, inversor solar, sistemas de proteção, estrutura de fixação e cabeamento.


Para entender como isso acontece, continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.


Como é gerada a energia elétrica a partir da energia solar?


O papel dos módulos fotovoltaicos é captar a luz solar e gerar energia elétrica.

Essa captação ocorre já nos primeiros momentos da manhã e à medida em que o dia avança e os raios solares se tornam mais intensos, a produção de energia também se intensifica.

Essa energia passa pelo inversor e é convertida para as características da nossa rede elétrica, ou seja, de corrente contínua para corrente alternada.


Ela se conecta com o sistema da distribuidora de energia elétrica convencional. Paralelo a isso, existe o sistema de proteção que protege contra sobrecargas elétricas, antes e depois do inversor.


Casinha-fotovoltaico-1-min

1 – Módulos: a energia é gerada nos módulos fotovoltaicos em corrente contínua e enviada ao inversor.

2 – String Box: antes de chegar ao inversor, a energia em corrente contínua passa pelo quadro de proteção CC String Box.

3 – Inversor: o inversor converte a energia em corrente alternada e alimenta os eletrodomésticos.

4 – Quadro de Proteção CA: a energia em corrente alternada passa pelo quadro de proteção CA, que protege o sistema contra sobrecargas.

5 – Quadro de Distribuição: a energia em corrente alternada é conectada ao quadro de distribuição da residência, que alimenta os eletrodomésticos.

6 – Nos momentos em que a geração é maior do que o consumo, o excedente de energia é injetado na rede da concessionária por meio do medidor bidirecional.

7 – Nos momentos em que a radiação solar não for suficiente para atender os pontos de consumo, a rede da concessionária complementa a geração solar.

8 – Relógio Bidirecional: o relógio é trocado pela concessionária e, ao final do mês, é cobrada na fatura somente a diferença líquida entre o consumo e a geração.


Após passar pelo inversor e todo sistema de proteção, a energia solar poderá ser usada para alimentar qualquer aparelho elétrico da casa. Observe figura abaixo:


Imagem-funcionamento-fotovoltaico_02_Easy-Resize.com_-1024x542 (1)-min

Se toda a energia gerada não for consumida, o excedente é lançado na rede elétrica da distribuidora, gerando créditos que podem ser usados em até 60 meses (guarde esta informação, ela será importante mais adiante).


Para isso, o relógio medidor será trocado por um outro bidirecional, que mede tanto a geração quanto o consumo.


Como funciona a geração de energia durante os dias nublados ou sem sol?


Esta talvez seja uma das maiores dúvidas (e possivelmente até receios) na hora de adquirir o sistema fotovoltaico. Se ele utiliza a luz do sol para geração de energia elétrica, o que acontece nos dias nublados?


Embora os painéis de captação de luz funcionem melhor quando o dia está ensolarado, eles também operam em dias nublados, na chuva e no frio. Isso porque os raios solares, mesmo sob essas condições, conseguem atravessar as barreiras e iluminar o ambiente.


E como ficam os períodos noturnos?


Durante a noite, não há produção, mas não se preocupe. Lembra daquela energia gerada em excedente que foi lançada na rede elétrica da distribuição acumulando créditos? É neste momento que ela entra em cena.


Quando anoitecer, eles serão aproveitados. Caso não houver créditos, a casa funciona com o uso da rede de energia convencional.



Não deixe de assistir ao nosso vídeo explicativo para não restarem dúvidas de que o sistema fotovoltaico é a melhor opção para você:



Gostou do conteúdo? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para tirar dúvidas e saber tudo sobre nossos produtos.


Comentários


bottom of page